Arquivo 045

Início » Estudos e Pensamentos » OFF#2 – Por que atualizar meu Windows?

OFF#2 – Por que atualizar meu Windows?

ActualizarParaQue

As últimas versões do Windows foram o Windows 8, 8.1 (versão que supostamente veio para “corrigir faltas” do Windows 8) e o novíssimo Windows 10. Mesmo assim muitas pessoas continuam no Windows 7, XP e pasme… algumas ainda no Windows 98 e 2000 NT.

Na hora de atualizar seu Sistema Operacional, no entanto, deve-se levar em consideração não somente o gosto, mas a necessidade realmente do uso de algumas características – e algumas vantagens disso – sem deixar de lado sua preferencia claro, onde você se sente mais à vontade.

Antes de atualizar seu Sistema Operacional, deve-se levar em consideração – ALÉM DO BACKUP DE SEUS ARQUIVOS, por favor – algumas características e comparar (se for o caso), para decidir em qual ambiente você se sairia melhor:

  1. Acesso à internet através de um ou mais navegadores;
  2. Atualizações Automáticas do Windows;
  3. Acesso ao Correio Eletrônico (Outlook);
  4. O Login no Sistema Operacional – Contas de Usuario;
  5. Busca de arquivos e configurações;
  6. Espaço de armazenamento gratuito online – NUVEM;
  7. Sincronização de dados e configurações com a NUVEM;
  8. Recuperação de dados em Histórico de Arquivos ou Backup;
  9. Segurança, Firewall e Anti-virus, e criptografia de dados;
  10. E por último, Temas e Personalização, e por que não, somos pessoas únicas 🙂

 A mais recente versão do Windows, a versão 10, é possivelmente a última versão do Sistema Operacional da Microsoft. Isso não significa que o Windows vai desaparecer, mas que sua distribuição foi remodelada.

O Windows 10

2017-05-22

O Windows 10 trouxe de volta a Área de Trabalho padrão que víamos no Windows XP e 7, e em versões anteriores. Apesar da Interface remodelada completamente, algumas características possuem funcionamento bem similar à versões anteriores.

Também há uma nova e mais dinâmica característica, que é a Sincronização Ativa. O Sistema Operacional inteiro é baseado na sincronização com sua Conta Microsoft, e assim sendo, quando o usuário entra com a conta Microsoft tudo no Windows é salvo na conta – configurações, tema da área de trabalho e arquivos do OneDrive.

2017-06-26

Mesmo assim, se abrimos o Menu Iniciar vemos que há muitas coisas que foram completamente modificadas, deixando o Windows 10 ainda mais novo e fascinante.

2017-05-12 (8)

Agora há uma interface mista com uma lista lateral que mostra todos os programas instalados separados por ordem alfabética e por pastas como era no Windows 7, mas ao mesmo tempo vemos traços do Windows 8 e 8.1, que são os Tiles, ícones da interface Metro do Windows 8. Alguns possuem animação, como os aplicativos de Fotos, Mapa, Clima, Calendário, Contatos e E-mail.

Você ainda tem a opção de colocar o Menu Iniciar em tela inteira. Vemos a barra de ferramentas, com o ícone da Assistente Virtual do Windows 10, Cortana. Buscar arquivos agora ficou mais fácil: A Cortana te ajuda a buscar arquivos, configurações, itens de menu e até setores do sistema, como o Painel de Controle, Serviços ou Desfragmentador de Disco. Depende sobre que parâmetros estamos buscando.

Cortana também pode te avisar de eventos programados, controlar sua agenda ou lhe oferecer produtos e serviços baseando-se na localização do PC. Ah, e uma das especialidades dela é minimizar seu jogo bem no meio de uma partida para perguntar com que suéter você deseja sair. No verão, quase sempre.

000109

Também há recursos mais interessantes como o Windows Defender que agora vem com poderes totais para varrer seu computador contra vírus e software mal intencionado, além de poder efetuar varreduras na inicialização do sistema.

2017-05-22 (11)

Também o Painel de Controle foi remodelado completamente, mais organizado e mais intuitivo, ajudando você a se encontrar em meio às opções.

2017-02-26 (15)

Também temos um novo navegador: Edge. Esse sem dúvida é uma das maiores novidades do Windows 10. Funcionando bem diferente do Internet Explorer – que ainda está presente por motivos de compatibilidade com alguns sites – o Edge lhe dará uma excelente oportunidade de experiência no que diz respeito à praticidade e rapidez.

Mais fluído, mais confortável e mais bonito. Um navegador mais personalizável e mais seguro. Em matéria de segurança o Edge ganha muito na frente em relação ao Google Chrome e Firefox, por exemplo.

Além disso incorpora finalmente a sincronização de favoritos com sua conta Microsoft, a maior característica do Windows 10. Quando entrar em outra máquina com sua conta Microsoft, tudo será sincronizado e o navegador carregará todos os seus favoritos e configurações, exatamente como deixou.

2017-02-19 (9)

2017-05-10 (10)

Conclusão

Com a quantidade de características que temos no Windows 10 e com todas as ferramentas, setores e novos recursos, é um convite e tanto passar para a mais nova versão.

Mesmo assim, é necessário pensar bem, e pesar todas as vantagens e desvantagens, além do seu próprio gosto e necessidade.

Pessoalmente eu recomendo o Windows 10. Já o estou usando faz mais de um ano e não tive problemas. Meu sistema é Windows 10 x64 PRO em Espanhol.

Até mais pessoas! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: